História de Londrina

Londrina

Na tarde do dia 21 de agosto de 1929, George Craig Smith, jovem paulista descendente de ingleses chefia a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná, que chega ao local denominado Patrimônio Três Bocas, onde foi fincado o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina.

A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através de Decreto Estadual em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Hoje, Londrina é a terceira cidade em importância econômica da região Sul do Brasil, com uma população de cerca de 500 mil habitantes e uma área de influência que se estende sobre 4,5 milhões de pessoas de municípios próximos.

É considerada centro de excelência em vários setores: médico, ensino, comercial, telefonia e prestação de serviços, a cidade vem buscando ampliar o desenvolvimento de seu parque industrial.

Com grande movimentação cultural, o município é sede do Festival Internacional de Londrina – Filo – uma das maiores mostras internacionais de teatro do país. Outro grande evento anual e de igual alcance é o Festival de Música de Londrina, de caráter artístico e pedagógico.