Blog
Check list: você está preparado para trabalhar em uma cozinha industrial?

Check list: você está preparado para trabalhar em uma cozinha industrial?

Você está preparado para trabalhar em uma cozinha industrial?

Você deseja uma carreira no ramo de food service? Você passa horas assistindo a programas de culinária, sonhando que um dia também irá cozinhar na TV, ficando lado a lado com os mais famosos Chefs? Top Chef é um dos seus programas preferidos? Faça esse teste bem bacana e descubra se você não está apenas sonhando! Lembre-se: quanto mais "sim" você responder, mais próximo estará de realmente ter vocação para ser um grande chef de cozinha!

1 – Você ama calor? Consegue resistir ao vapor e o óleo quente? Ficar coberto por uma fina camada de óleo num dia quente não te incomoda? Está preparado para isso?

2 – Você consegue ficar facilmente em pé entre 10 e 16 horas por dia e não perder o bom humor? 

3 – Você não se importa de terminar o dia cheirando a comida? Sair do trabalho cheirando a sopa, ou pitada de peixe, ou cebolas, ou uma louca combinação de muitos alimentos? Isso soa quase como um perfume para você? E os sapatos pegajosos de açúcar, ou frango cru, lhe incomodariam? 

4 – Você tem paciência para pasasr o dia cortando? Não só cortando, picando, fatiando, cortando em cubinhos, entre outras mil formas? A rotina da cozinha lhe relaxa? Isso lhe deixa feliz?

5 – Você consegue lidar com um ambiente de trabalho barulhento e ama o som dos exaustores, dos timers disparando e das coisas sendo cortadas? Esse sons conseguiriam até lhe relaxar? 

6 – Você sabe respeitar as figuras de autoridade e respeitar um ambiente de cadeia de comando? Saberia lidar com críticas, ouvir e fazer tudo direitinho, sem complicações ou perguntas desnecessárias? O principal: você ama aprender? Saberia ser calmo como um monge budista se por acaso gritassem com você?

7 – Você é fera em matemática? Ok, não a matemática complicada, mas fazer proporções de cabeça? Você sabe fazer isso rapidamente?

8 – Você acha sensacional fazer centenas de porções de arroz ou amarrar 180 adoráveis pacotinhos de aspargos com alho-poró? 

9 – Você não sofre se perder parte do seu sono? Consegue começar a sua jornada muito cedo e acabar muito tarde?

10 - Você sabe lidar com o fato de estar perto de coisas super afiadas, de itens que acabaram de ser retiradas um forno de 400 graus, e escaldando líquidos quentes empoleirados em ângulos precários? Isso torna a sua vida mais interessante? Você gosta de chegar em casa no final do dia, sabendo que conduziu o seu trabalho com segurança e ainda todas as partes do seu corpo estarem intactas, sem cortes, arranhões ou queimaduras?

Uma cozinha industrial é algo bem mais sério e complicado que a da sua casa, por exemplo. Trabalhar dessa forma não é moleza! Portanto, se estiver pensando sobre ingressar na carreira de cozinheiro profissional, reflita com atenção, o ritmo é bastante puxado, mas também muito recompensador para quem gostar! E se você disse não para mais de quatro das afirmações do teste, talvez ganhar a vida na cozinha não seja para você.

Como você se saiu no teste? Tem alguma experiência de cozinha industrial que você já passou e que acha que deveria entrar no teste?